Uma paixão que rompe gerações é o que define a relação da copiloto gaúcha, Rafaela Loss Garcia, de 31 anos, com a aviação. Nascida em Bento Gonçalves, ela voa os céus do país a bordo de um Airbus A320 da Latam.
Responsável por transportar centenas de ageiros em total conforto e segurança diariamente, ela já acumula mais de 5 mil horas de voo e sobrevoando os céus do Brasil.
A sua relação com a aviação começou aos 16 anos, quando pensou em estudar para se tornar comissária, mas teve a certeza de que queria ser piloto quando ou a frequentar o Aeroclube de Garibaldi.
“Um fator decisivo foi o apoio da minha mãe, Susana. Eu achava que era algo inalcançável, mas minha mãe sempre me incentivou a ir por partes. Acabei me envolvendo e nunca mais pensei em mudar de área“, conta Rafaela.
Após concluir o piloto comercial, a gaúcha atuou como instrutora por quase seis anos. Em 2019, ela ingressou na Latam, ando a operar voos para pela companhia onde está até hoje, se destacando na profissão.

“Todas às vezes que eu o pelo aeroporto, pelo menos umas três pessoas me param para parabenizar, dizem que sou uma inspiração. E a gente nem se dá conta disso às vezes. É isso que te traz para a realidade de representar tantas mulheres“, compartilha Rafaela.
Uma vida de persistência e inspiração, é o que essa gaúcha deixa de exemplo para muitas mulheres de que é, sim, possível buscar os seus sonhos e alcançá-los.