Essa é a história de um garotinho que teve uma infância difícil e hoje luta pelas causas sociais. Fábio Ávila, de 45 anos, casado e pai de um jovem de 21 anos. Na sua infância, ou por dificuldades que muitos não conseguiriam ar, o menino precisava ficar de casa em casa, pois a mãe, que era solteira, precisava trabalhar para trazer o sustento aos dois.
Até os seus 10 anos, Ávila, não tinha um lar fixo, pois as condições financeiras eram precárias. Devido a isso, aos 14 anos desenvolveu uma depressão profunda, pois achava que a sua vida não tinha mais sentido, chegando ao ponto de pensar em tirar a sua própria vida para acabar com todo sofrimento que ava.
Já na sua juventude, com os seus 14 anos, foi convidado a ir até uma igreja evangélica, onde foi muito bem recebido e teve um grandioso encontro com Deus. Desde então, ele conta, que nunca mais sentiu aquela tristeza, que outrora lhe fez tanto mal e acabou por aceitar o seu chamado, seguindo o seu coração e se tornando um pastor evangélico.
Essa foi a forma que ele encontrou para cuidar de vidas, que aram ou am pelo mesmo problema que ele enfrentou desde a infância. Desde então, ele se tornou um homem atuante na fé e na causa social. Mas as lutas são sempre constantes e em 2013, ele voltou a ar por outra grande prova na sua vida, ao ter uma isquemia cerebral, ficando internado por 30 dias, sendo que destes, 19 dias no CTI em estado grave.
Ele praticamente morreu e reviveu, após sofrer duas paradas cardiorrespiratórias, precisando fazer reanimação e traqueostomia. Após esta batalha, Fábio ficou com a visão e fala afetada, além da sua coordenação motora totalmente limitada. Porém, como sempre, nunca desistiu e lutou para que hoje estivesse recuperado.

Foram muitas lutas que ele ou, até o ponto de que viu na política uma forma mais eficaz de servir as necessidades das famílias de Gravataí. E assim tem sido, desde o seu primeiro mandato, fortalecendo o seu trabalho, na luta pela população.
“Para mim é uma honra servir a todos que acreditaram no meu trabalho e me direcionaram para o segundo mandato, onde continuo buscando soluções e melhorias para nosso município.” Disse Fabio Ávila que criou o Setembro Amarelo, com o objetivo de ajudar a prevenir os casos de quem deseja tira sua vida e auxiliar as pessoas, que consequentemente sofrem por este problema, em Gravataí.