Uma forte massa de ar frio de origem polar avança com intensidade, trazendo possibilidade de geada e neve nos próximos dias no Rio Grande do Sul.
Segundo a MetSul, a forte onda de frio que chega a partir de hoje deve se estender até o início de junho, com temperaturas muito abaixo da média e marcas negativas.
A partir de amanhã, a massa de ar frio vai avançar sobre grande parte do estado, com máximas à tarde entre 10ºC e 13ºC na maioria das regiões. Em algumas cidades mais ao Sul, sequer os 10ºC devem ser alcançados.
Mas é na quinta-feira que o frio deve se intensificar ainda mais, devido a uma baixa fria em altitude que vai interagir com uma área de baixa pressão na superfície, formando um ciclone extratropical na costa gaúcha.
O sistema trará chuva intensa em alguns pontos e vento muito forte, com rajadas perto ou acima dos 100 km/h em determinadas localidades. Isso contribuirá para que as próximas madrugadas sejam ainda mais geladas.
Nos Campos de Cima da Serra, as temperaturas podem cair para -3ºC ou -4ºC. Os modelos meteorológicos indicam maior probabilidade de neve em pontos do Centro-Sul e do Nordeste do Rio Grande do Sul.