Gravataí atingiu o maior patamar dos últimos 10 anos no índice de Emprego e Renda calculado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).
O levantamento nacional avalia anualmente o desenvolvimento econômico e social dos municípios brasileiros, considerando a geração de empregos formais e renda. Numa escala de 0 a 1, Gravataí aparece na pesquisa com 0,8153 – grau de desenvolvimento alto. É o terceiro ano consecutivo de crescimento da cidade no indicador.
“Esse resultado é fruto do trabalho consistente que desenvolvemos nos últimos anos, reduzindo a burocracia e atraindo novas empresas para Gravataí. Com mais emprego, renda e dinheiro circulando na economia da cidade, conseguimos ampliar os investimentos públicos em saúde e educação, e isso gera um ciclo positivo na vida das pessoas”, explica o prefeito Luiz Zaffalon.
A pesquisa da Firjan também revelou outros indicadores sobre o cenário dos serviços públicos em Gravataí. Conforme o levantamento, o município alcançou a melhor marca dos últimos 11 anos na Saúde, com índice de 0,7836. Zaffalon afirma que a expectativa é seguir avançando nos próximos diagnósticos.
“Na última gestão, abrimos 10 novas unidades de saúde na cidade, e a população reconhece a melhora no atendimento. Como o dado mais recente apresentado na pesquisa é de 2023, acreditamos que nos próximos levantamentos Gravataí atingirá o grau de desenvolvimento alto também na Saúde”, projeta Zaffa.