A formação de um intenso ciclone extratropical poderá trazer uma onda de tempestades no decorrer desta semana, para todo o Rio Grande do Sul.
Segundo a MetSul, a situação meteorológica potencialmente grave ocorrerá mais para o meio desta semana, podendo trazer temporais de fortes a severos, chuva volumosa e fortes rajadas de ventos.
O pior da instabilidade está previsto de ocorrer a partir de quarta-feira, com temporais e vento forte que começam pelo território argentino e vão se aprofundando até chegar a costa do Rio Grande do Sul.
As rajadas, em médias, devem ficar em torno de 90 km/h, mas em alguns locais, especialmente das lagoas e do litoral, podem ser mais fortes. No decorrer da sexta-feira, o ciclone extratropical já estará no Atlântico.
Após isso, ele vai se afastar muito rapidamente se distanciando do continente, e permitindo com o ar das horas a diminuição do vento e da instabilidade.
Durante os temporais, retire da tomada os eletroeletrônicos e abrigue animais em locais seguros. Em caso de emergência, ligue para a Defesa Civil no 199 ou para o Corpo de Bombeiros pelo 193.