Uma mudança no tempo, que já começou, trará risco de tempestade, ciclone e onda polar durante esta semana para o Rio Grande do Sul.
Segundo a MetSul, a semana que se inicia é de alto risco, com um cenário meteorológico complexo até sexta-feira. Amanhã, o tempo segue instável, com muitas nuvens e chuva ao longo do dia na maioria das regiões.
Na terça-feira, o sol aparece entre nuvens, com vento norte e elevação da temperatura em parte do estado. No entanto, ao longo do dia, um sistema frontal avança e leva chuva para todas as regiões gaúchas.
Entre quarta e quinta-feira, uma área de baixa pressão pode dar origem a um ciclone extratropical, com rajadas de vento entre 60 e 80 km/h — condição que será potencializada pela chegada do ar frio.
Essa massa de ar frio deve trazer temperaturas abaixo de zero para pontos dos três estados do sul. Já no próximo fim de semana, áreas mais elevadas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina podem registrar entre -3°C e -5°C.
Com a agem dessa frente fria, diversos municípios podem registrar geada e possibilidade e neve. Em Porto Alegre e região metropolitana, pode ter mínimas entre 6°C e 8°C nesse período.